Portal de Recrutamento > Recrutamento Marinha > Vem fazer a tua Tese à Marinha

Vem fazer a tua Tese à Marinha

​ÂMBITO DO PROGRAMA

Este programa destina-se a recrutar elementos com formação em áreas tecnológicas de especial interesse para a Marinha, como a robótica, inteligência artificial, modulação, prototipagem, programação, computação, redes e sistemas, sistemas digitais, automação, sistemas eletrónicos, ciências dos materiais, mecânica, matemática, física e química, com vista a desenvolver os seus projetos de investigação e a integrar as equipas da Marinha de investigação científica e de experimentação em tecnologias emergentes e disruptivas. 

Os candidatos ao abrigo do programa receberão financiamento das respetivas propinas no ciclo de estudos para o qual desenvolverem a dissertação/tese e terão acesso a infraestruturas e equipamentos militares nas áreas de experimentação no âmbito dos respetivos projetos de investigação. Estes candidatos beneficiarão das possibilidades de experimentação operacional proporcionadas pelos centros de investigação da Marinha - CEOM, CEOV, IH e CINAV. 

Áreas de formação aceites a concurso*: 

Imagem1.jpg


*São aceites a concurso mestrados ou licenciaturas relacionadas que não os acima mencionados, desde que relacionados com as áreas elencadas - mediante validação pelo júri do concurso. ​


Podem concorrer a este programa pessoas com: 

  • Nacionalidade portuguesa; 

  • 18 a 27 anos de idade (à data de formalização da candidatura); 

  • Situação militar regularizada; 

  • Registo criminal sem nenhuma pena de prisão efetiva; 

  • Aptidão psicofísica adequada – mediante processo de seleção; 

  • Não ter prestado mais de 3 anos em Regime de Contrato, no caso de candidatos já a prestar serviço como militares neste regime. 


Condições especiais de admissão: 

  • Satisfação dos parâmetros médicos, físicos e psicológicos aferidos pela Marinha, conforme estabelecido no Aviso de Concurso; 

  • Realização de provas aptidão física, conforme estabelecido no Aviso de Concurso; 

  • Satisfação dos parâmetros psicotécnicos, conforme estabelecido no Aviso de Concurso; 

  • Não possuir piercings, tatuagens ou outras formas de arte corporal nas zonas da cabeça, rosto, pescoço, mãos e pulsos; 


PROCEDIMENTO CONCURSAL 

O Programa “Vem fazer a tua tese à Marinha" decorre enquadrado no Concurso de Admissão de Voluntários para Prestação de Serviço em Regime de Contrato (RC) na categoria de Oficiais na classe de Técnico Superior Naval (TSN), Técnico Naval (TN) e Técnico de Saúde (TS), publicado Aviso N.º 16407/2024/2 em Diário da Republica, de 06 de agosto de 2024. 

O concurso para oficiais em Regime de Contrato destina-se a recrutar elementos para a prestação de serviço na Marinha Portuguesa em regime de contrato por um período mínimo de 3 anos, renovável em seguida anualmente por mais três anos e após o qual se pode ingressar nos Quadros Permanentes da organização. 

Destinando-se ao ingresso na categoria de oficial, o concurso pressupõe a habilitação superior mínima concluída. Este concurso enquadra assim duas classes mediante as habilitações: 


TN - Técnico Naval – destina-se à formação mínima de licenciatura

TSN - Técnico Superior Naval – destina-se à formação mínima de mestrado

TS - Técnicos de Saúde - destina-se à formação mínima de licenciatura ou mestrado nas áreas da Saúde, não enquadrado no âmbito do programa "Vem Fazer a Tua Tese à Marinha".


Prazos do concurso 


datas cfbo 2 2024.png

Pormenores relativos ao processo de candidatura e demais fases do concurso podem ser encontradas no aviso de abertura.


REGULAMENTO DO PROGRAMA

O programa «Vem Fazer a Tua Tese à Marinha 2024» é regulado pelo aviso de abertura do concurso, enquadrado em equiparação no regulamentado por despacho próprio para o programa-piloto «Vem Fazer a Tua Tese à Marinha 2023».

A avaliação da adequabilidade da dissertação/tese de mestrado de cada candidato é feita pelo júri do programa conforme definido do Despacho do ALM CEMA N.º 64/23, de 16 de outubro (regulamento do programa-piloto 2023). As dissertações/teses deverão ser enquadradas nas áreas de desenvolvimento preferenciais definidas pelo Anexo A do regulamento do programa-piloto 2023, podendo, no entanto, não integrar uma destas áreas, nomeadamente, entre outros, em casos em que o tema de dissertação/tese esteja já definido, em casos em que o tema, não sendo necessariamente enquadrado nas áreas pré-definidas, tem também relevância para a Marinha, ou em casos em que se considere relevante as competências ou área de formação do candidato em detrimento da adequabilidade do tema de dissertação/tese aos pré-definidos no regulamento do programa.

Consulta o regulamento do programa-piloto 2023 aqui.



Aviso de Abertura

Acede ao Aviso de abertura do concurso aqui.


CANDIDATURAS 

Candidata-te a este concurso aqui.


CENTROS DE INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO (I&D) DA MARINHA 


Os futuros militares contratados no âmbito deste programa beneficiarão das possibilidades de experimentação operacional no âmbito dos seus processos de investigação proporcionadas pelos centros de investigação da Marinha - CEOM, CEOV, IH e CINAV. Estes militares serão preferencialmente colocados num destes organismos da marinha, mediante a avaliação de cada candidato*. Fica a conhecer cada uma destas unidades da Marinha!

*Os oficiais contratados no âmbito deste programa poderão também prestar serviço noutras unidades da Marinha.

CEOM – Centro de Experimentação Operacional de Marinha


O CEOM (Centro de Experimentação Operacional da Marinha) tem por missão apoiar exercícios e campanhas de experimentação operacional na Marinha. Combina o conhecimento, pesquisa, desenvolvimento e capacidade operacional da Marinha e outras entidades parceiras, visando o desenvolvimento tecnológico, a interoperabilidade e o emprego operacional de sistemas marítimos não tripulados (MUS - Maritime Unmanned Systems) e outras tecnologias disruptivas emergentes (EDT - Emerging and Disruptives Technologies). 


Este centro é responsável pela Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique e enquadra-se nos centros de testes da iniciativa DIANA, da NATO.


CEOV – Célula de INOVAÇÃO E Experimentação Operacional de SISTEMAS Não Tripulados 

A CEOV (Célula de Inovação e Experimentação Operacional de Sistemas Não Tripulados) foi criada em outubro de 2017 como uma iniciativa estratégica de transformação do setor operacional da Marinha Portuguesa procurando dar resposta às rápidas mudanças que surgem ao nível tecnológico. 

A CEOV explora assim, através da aplicação prática de processos de prototipagem rápida, o desenvolvimento de protótipos tendo em vista o desenvolvimento de conhecimento decorrente do processo e criação de soluções a problemas atuais ou futuros, tais como a antecipação de ameaças tecnológicas de exércitos não convencionais. O desenvolvimento de protótipos é sujeito à análise da sua viabilidade técnica, do design, manufatura, assemblagem, bem como a períodos de teste e ensaio. 

Os equipamentos desenvolvidos pela CEOV dedicam-se à utilização em terra, na superfície da água ou debaixo dela, no ar ou no ambiente eletrónico/digital. 


IH – Instituto Hidrográfico 


Localizado em Lisboa, com um polo no Seixal, o IH - Instituto Hidrográfico é simultaneamente um Laboratório de Estado e um instituto dedicado a atividades de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico no âmbito do conhecimento do mar e rios nacionais. Este instituto pertencente à Marinha Portuguesa, tem por objetivo assegurar as atividades relacionadas com as ciências e técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação na área militar, e contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científica e de defesa do ambiente marinho. 

No âmbito da expansão das capacidades tecnológicas da Marinha, está em curso a dotação do Instituto Hidrográfico de um novo Centro de Desenvolvimento de Tecnologias de Observação do Oceano localizado no polo deste instituto no Seixal. 


CINAV – Centro de Investigação Naval 

Integrado no Instituto Universitário Militar, e localizado na Escola Naval, na Base Naval do Alfeite, o CINAV – Centro de Investigação Naval é responsável pelas atividades de Investigação e Desenvolvimento no âmbito do Ensino Superior na Marinha Portuguesa. Como centro de investigação, o CINAV realiza, coordena e apoia atividades de investigação, desenvolvimento e inovação da Marinha em colaboração com os outros Centros. 



Candidata-te agora, aqui.